Água com açúcar acalma mesmo?

Você já deve ter escutado essa expressão ao menos uma vez na vida, ou, até mesmo, ter tomado um copo de água com açúcar diante de uma situação de estresse, com a esperança de se acalmar. Acreditando ou não que isso seja possível, essa é uma situação bastante comum no nosso cotidiano. Mas, será que ela realmente funciona?

Há controvérsias em relação à resposta. Alguns acreditam que a ligação entre a água com açúcar e os nervos é estritamente psicológica e, com o seu consumo, entra em vigor o famoso efeito placebo. A pessoa ingere a bebida acreditando que, com isso, ficará mais tranquila, e, no fim, realmente se sente melhor. Não por causa do líquido em si, mas por criar expectativas quanto ao resultado.

Há quem diga, ainda, que essa mistura pode, de fato, ajudar a acalmar os ânimos, pois o açúcar favorece a liberação de serotonina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e de bem-estar.

Contudo, especialistas indicam que, para obter o efeito calmante de maneira rápida e saudável, os chás de camomila e de erva-cidreira são altamente recomendados. Experimente!

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Facebook